A Celebração das Casas Zodiacais
por Jonas Taucci
Existem certas datas que em suas observâncias somos - ainda que para a maioria da humanidade de uma forma inconsciente - impelidos à percepção do progresso evolutivo espiritual. Elmam Bacher, em seus "Estudios de Astrologia", nos auxilia muito neste sentido.
Celebração da Páscoa: Esta é a data que em que cada um de nós celebra o Ascendente de seu próprio horóscopo, ou seja a 1a Casa. Toda Páscoa acontece no primeiro domingo após a Lua Cheia, estando o Sol no signo zodiacal de Áries, e este signo está relacionado com Marte e a 1a Casa num horóscopo abstrato. A Páscoa nos exorta a rompermos com as cristalizações, e isto está simbolizado em nosso horóscopo com a Divina Hierarquia Planetária de Urano, planeta relacionado ao Éter Crístico. Nesta data celebramos a "canção de confiança à vida", pois o relato da Ressurreição deve acontecer também no íntimo de cada um de nós.
Celebração do Dia dos Pais/Mães: Aqui trata-se do festival das 4a Casa (Câncer / Lua / Mãe ) e 10a Casa ( Capricórnio / Saturno / Pai ). Ofertamos de uma forma amorosamente nestas datas, comprimentos à nossa querida mamãe (arquétipo canceriano ) e ao nosso papai (arquétipo capricórniano), para expressar nossa gratidão. Eles nos protegem, educam e orienta-nos no caminho do bem, alem de nos ter dado a oportunidade de (re) nascermos neste plano físico para seguir nossa jornada evolutiva.
Celebração do Dia dos Namorados: Temos aqui o festival da 5a Casa, onde a Divina Hierarquia Zodiacal de Leão e o Sol possuem morada num horóscopo abstrato. Nesta data expressamos nosso afeto à pessoa amada com presentes que geralmente e por tradição são flores (fragrância do amor) e chocolates (doçura do amor), sendo que a Divina Hierarquia Planetária do Sol rege o coração a sede deste nobre sentimento.
Celebração do Casamento: A beleza inspiradora da união amorosa é o meio pela qual a humanidade torna-se consciente da perpetuação de nossa espécie. Temos aqui o festival da 1a Casa (eu) e 7a Casa (você), que unidas formam o "nós". A 7a Casa relaciona-se com Libra e Vênus e o coração humano responde alegremente à relação marital onde "...o que Deus uniu ,o homem não separe...".
Celebração de Finados: Esta data nos revela que a morte não é o fim, pois todos aqueles que observam-na acreditam na existência pós-morte. Eis aqui o festival do 8a Casa, sob regência de Escorpião e Plutão. Esta Casa nos exorta a sublimarmos o mal em bem (como nos fala nosso Hino Rosacruz de Abertura).
Walt Disney em sua monumental produção "Fantasia", representa de forma magistral - em suas duas últimas partes - este processo alquímico de transmutar nosso eu-inferior em eu-superior. Na penúltima parte do filme, vemos um cemitério (não nos esqueçamos de estamos tratando de finados.) onde esqueletos e bruxas (nosso orgulho, ira, vaidade, luxúria etc.) vagam de um lado para o outro. A música executada é "Uma noite no Monte Calvo", do compositor russo Modest Petrovith Mussorgsky ( 1839-1881 ) .Podemos representar isto como nosso eu-inferior. Em sua última parte, o filme nos mostra uma procissão de pessoas que - de uma forma reverente - caminham iluminadas por uma Luz ao som da música "Ave Maria", do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828) representando aqui o nosso eu-superior.
Esta é a nossa meta, a obra alquímica espiritual, o nascimento de nosso Cristo-Interno !
Celebração do Natal: É notável como no primeiro Natal vemos presente; desde animais à hostes angelicais. Reis, pastores humildes, magos, vozes celestiais, todos saudaram o nascimento de Jesus, que cederia seus corpos denso e vital à Cristo , nosso Amigo (11a Casa – Aquário - Urano) e Redentor (12a Casa - Piscis - Netuno).
Na consciência da humanidade, o símbolo de uma criança representa sempre a "inocência de um novo começo" , e devemos todos iniciar este trabalho : fazer nascer e fortalecer nosso Cristo Interno mediante o altruísmo a todos nossos semelhantes.
Max Heindel em "Iniciação Antiga e Moderna", nos informa que os doze Pães da Proposição no Tabernáculo no Deserto, representam as oportunidades para o crescimento da alma através dos doze departamentos da vida, representados pelas doze casas do horóscopo sob a soberania das doze Hierarquias Divinas, conhecidas como signos do Zodíaco.
Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397
Filiado a The Rosicrucian Fellowship
Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA
Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas