As Nove Sinfonias Sublimes de Beethoven
Beethoven, Óleo sobre tela, J.K.Stieler 1819-20
por Jonas Taucci
Baseado em Corinne Heline
" BEETHOVEN FOI MAIS DO QUE UM SIMPLES MÚSICO ; ELE FOI UM SUPER-HOMEM... SEU ACERVO DE IDÉIAS CRIATIVAS CAPACITAM-NO A IGUALAR-SE A UM SHAKESPEARE , OU A UM MICHELANGELO NA HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO HUMANA .." DISSE EDMUND BORDEAUX NO SEU LIVRO INTITULADO " LUDWIG VAN BEETHOVEN " .
ESSE GÊNIO MUSICAL NASCEU NUM DOMINGO , 16 DE DEZEMBRO DE 1770 , NA CIDADE DE BONN ( ALEMANHA ) E NÃO É NOSSO PROPÓSITO TRATAR DA INTERPRETAÇÃO DE SEU TEMA NATAL ( HORÓSCOPO ) , MAS VALE A PENA CITAR ALGUMAS NOTAS SOBRE ISTO.
A DIVINA HIERARQUIA ZODIACAL DE SAGITÁRIO , É REPRESENTADA POR UM CENTAURO , METADE ANIMAL , METADE HUMANA , SIMBOLIZANDO DESSA MANEIRA O NOSSO EU INFERIOR ( NATUREZA ANIMAL ), E NOSSO EU SUPERIOR ( NATUREZA HUMANA ) .
BEETHOVEN POSSUÍA TRÊS PLANETAS ( SOL , LUA E MERCÚRIO ) EM SAGITÁRIO , INDICANDO ELEVAÇÃO ESPIRITUAL , QUE ELE "MUSICOU" NA SUA ( ÚNICA ) ÓPERA "FIDÉLIO" , ÓPERA ESTA QUE TRATA DA FIDELIDADE CONJUGAL E DO AMOR VIRTUOSO.
POSSUÍA TAMBÉM TRÊS PLANETAS NO SATURNIANO SIGNO DE CAPRICÓRNIO ( JÚPITER , VÊNUS E PLUTÃO ) , E DURANTE SUA INFÂNCIA FOI ATORMENTADO COM DESGRAÇAS E TRISTEZAS. VIVEU NUM DESESPERADO ESTADO DE POBREZA , RODEADO POR COMPANHEIROS E VIZINHOS INCOMPATÍVEIS COM A SUA GENIALIDADE. FREQÜENTEMENTE DIZIA DE SI PRÓPRIO : "... NÃO TENHO AMIGOS , POR ISSO DEVO VIVER SÓ , MAS SEI DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO , QUE DEUS ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE MIM DO QUE DOS OUTROS. APROXIMO-ME DELE SEM MEDO , PORQUE SEMPRE O CONHECI...".
AQUI UMA ADVERTÊNCIA MUITO IMPORTANTE ! ! !
HÁ ( MUITAS ) PESSOAS QUE JUSTIFICAM SEUS DEFEITOS PELA ASTROLOGIA , RESPONSABILIZANDO OS PLANETAS/SIGNOS POR SUAS CONDUTAS DESREGRADAS.
BEETHOVEN POSSUIA QUATRO PLANETAS RETRÓGRADOS ( MARTE , SATURNO , URANO E NETUNO ) , E DURANTE SUA VIDA COMPÔS 07 CONCERTOS , 16 QUARTETOS , 32 SONATAS , DUAS MISSAS , UMA ÓPERA ETC..
SEUS TALENTOS E GENIALIDADE , TORNARAM-SE EVIDENTES DURANTE AS PRIMEIRAS APRESENTAÇÕES DE BEETHOVEN EM VIENA , ÁUSTRIA , NO ANO DE 1795 , QUANDO TOCOU EM SEU PRÓPRIO PIANO O CONCERTO EM SI BEMOL MAIOR. SEU GÊNIO INTERIOR CONTRASTAVA DE MANEIRA EVIDENTE COM SUA APARÊNCIA EXTERNA : COM A FIGURA E MANEIRAS GROTESCAS E SUAS VESTES ESTRANHAS. FOI ISTO JUSTAMENTE QUE MOTIVOU MUITOS ARISTOCRATAS PERFUMADOS , A REFLETIR SOBRE ELE: "...GRANDE DEMAIS PARA SER IGNORADO , POBRE DEMAIS PARA SER RESPEITADO E MUITO EXCÊNTRICO PARA SER AMADO..."
AOS HOMENS ERUDITOS , ENTRETANTO , BEETHOVEN FOI APRECIADO DE MANEIRA DIFERENTE. UM BOM EXEMPLO É ENCONTRADO EM JOHAN HERDE EM SEUS ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE , EM QUE ELE DIZ ; ".... DEUS AGE NA TERRA ATRAVÉS DOS HOMENS EVOLUÍDOS.."
NO LIVRO DE ERNEST NEWMAN , " O INCONSCIENTE DE BEETHOVEN " , O COMPOSITOR FOI LEMBRADO ENQUANTO DESCREVIA SEU MÉTODO DE TRABALHO A UM AMIGO : "...EU CARREGO MINHAS IDÉIAS COMIGO POR LONGO TEMPO , ANTES E COLOCÁ-LAS EM PAUTA. A MINHA MEMÓRIA É TÃO APURADA , QUE TENHO CERTEZA DE NÃO ESTAR ME ESQUECENDO DE NADA ; MESMO NO DECORRER DE VÁRIOS ANOS , SE UM TEMA ACONTECE , EU O ALTERO MUITAS VEZES , ATÉ FICAR SATISFEITO E ENTÃO COMEÇA NA MINHA CABEÇA O TRABALHO DE ALARGAR , ESTREITAR , ELEVAR E APROFUNDAR ; EU VEJO EM MINHA MENTE O QUADRO EM TODA A SUA EXTENSÃO , COMO UMA ÚNICA PROJEÇÃO , E NADA MAIS HÁ PARA SER FEITO , SENÃO ESCREVÊ-LA..."
FOI COM ESTE MONUMENTAL MÉTODO QUE BEETHOVEN FOI CAPAZ DE COMPLETAR A GIGANTESCA TAREFA DE ESCREVER AS NOVE SINFONIAS.
O CLIMAX DOS TRABALHOS DA VIDA DE BEETHOVEN FOI ALCANÇADO COM AS SUAS SINFONIAS. COMEÇOU A PRIMEIRA DELAS QUANDO O MUNDO ESTAVA ADENTRANDO OS PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XIX , SENDO A PRIMEIRA SINFONIA ESCRITA EM 1802.
ESTAS NOVE SINFONIAS ESTÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS ; COMO UMA INTERPRETAÇÃO MUSICAL DOS GRAUS INICIÁTICOS.
A PRIMEIRA , TERCEIRA , QUINTA E SÉTIMA SINFONIAS SÃO VIGOROSAS , PODEROSAS E DE COMANDO , TÍPICAS DAS CARACTERÍSTICAS MASCULINAS , CENTRADAS NA CABEÇA OU SEJA , O INTELECTO.
CONTRASTANDO , A SEGUNDA , QUARTA , SEXTA E OITAVA SINFONIAS , SÃO ELEGANTES , TERNAS , GRACIOSAS E BELAS, TÍPICAS DA CARACTERÍSTICA FEMININA , CENTRADAS NO CORAÇÃO , OU SEJA A INTUIÇÃO .
CONFORME O ASPIRANTE PASSA PELOS VÁRIOS DEGRAUS INICIÁTICOS DESSES MISTÉRIOS , ELE APRENDE A EQUILIBRAR MENTE / CORAÇÃO.
ESTE É O PERFEITO ELO DO CASAMENTO MÍSTICO , E ESTE BELÍSSIMO RITUAL , BEETHOVEN DESCREVE NA SUA NONA SINFONIA.
ALGUNS HISTORIADORES DA MÚSICA , SUSTENTAM QUE BEETHOVEN INSPIROU-SE NA OBRA LITERÁRIA "ODE A ALEGRIA" DO POETA , DRAMATURGO E FILÓSOFO FRIEDRICH VON SCHILLER ( 1759-1805 ) ,
SUGERIMOS AO LEITOR ACOMPANHAR ESTES ESTUDOS DAS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN , COM O DIAGRAMA 18 / CONSTITUIÇÃO DA TERRA , NA OBRA BÁSICA DA FRATERNIDADE ROSACRUZ ; " O CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS " .
A PRIMEIRA SINFONIA
CADA SINFONIA POSSUI SUA PRÓPRIA NOTA-CHAVE E A CORRELAÇÃO COM OS DEGRAUS INICIÁTICOS DOS NOVE MISTÉRIOS ( OBSERVAR AS CAMADAS DA TERRA NO DIAGRAMA 18 DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS ) .
ESSAS SINFONIAS AINDA TÊM SUA PRÓPRIA NOTA-CHAVE ESPIRITUAL. COMEÇANDO COM A PRIMEIRA SINFONIA , SUA NOTA-CHAVE É O PODER E É REPRESENTADO POR UMA COLUNA NO ALTO , À DIREITA – O PRIMEIRO SÍMBOLO DA DIVINDADE , COMO FOI ADORADO PELO HOMEM PRIMITIVO , NOS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO . PODE-SE DIZER TAMBÉM , QUE O NÚMERO UM SIGNIFICA O EGO , O INDIVIDUAL , CUJO PROPÓSITO DIÁRIO – ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO , É MANIFESTAR SUA DIVINDADE INTERIOR. O MISTÉRIO ESPIRITUAL DA PRIMEIRA SINFONIA ENVOLVE A TERRA FÍSICA E OS SEGREDOS OCULTOS DE SEU LONGO PASSADO NO DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO. ESTA SINFONIA , NA SUA MAJESTADE , DESCREVE A TREMENDA TRANSFORMAÇÃO DA TERRA , E NOS SEUS QUATRO MOVIMENTOS , É COMO SE O COMPOSITOR ESTIVESSE TRANSPORTANDO PARA A MÚSICA AS LUZES CRIATIVAS DE DEUS.
( EXTRATO MINERAL )
SEGUNDA SINFONIA
A SEGUNDA SINFONIA , TEM POR NOTA- CHAVE ESPIRITUAL O AMOR. O NÚMERO DOIS É O "PRINCÍPIO MATERNO DE DEUS ".
ESSE PRINCÍPIO FEMININO MANIFESTA-SE COMO "AMOR SUPREMO " , A VIBRAÇÃO QUE ANIMA INTEIRAMENTE A SEGUNDA SINFONIA , TRANSMITE A MÚSICA TAL BELEZA E TERNURA , QUE MUITOS SIMPATIZANTES DESTA SINFONIA DECLARAM-NA A MAIS BELA DE TODAS. ATRAVÉS DO SEGUNDO MISTÉRIO , O ASPIRANTE APRENDE OS SEGREDOS DOS ÉTERES QUE RODEIAM A TERRA. ESTES ÉTERES TEM MUITO A FAZER COM OS SEGREDOS QUE ENVOLVEM OS SERES QUE HABITAM ESTE REINO, TAIS COMO OS ESPÍRITOS DA NATUREZA , OS RESPONSÁVEIS BELO EMBELEZAMENTO DA TERRA. E POR ESTE MISTÉRIO QUE PASSANDO AO REINO ETÉRICO E AO SEU INTERIOR , ESTUDAM-SE OS MISTÉRIOS DAS FLORES E PLANTAS.
( EXTRATO FLUÍDICO / REGIÕES QUÍMICAS E ETÉRICA DO MUNDO FÍSICO )
TERCEIRA SINFONIA
COM A UNIÃO DO PODER ( PRIMEIRA SINFONIA ) E DO AMOR ( SEGUNDA SINFONIA ) , A TERCEIRA NOTA-CHAVE ESPIRITUAL TORNA-SE UMA PERFEITA LIGA DE FORÇA. BEETHOVEN FOI CAPAZ DE TRAZER À SUA TERCEIRA SINFONIA UM TEMA DE SUPREMA LUTA QUE ENFRENTA CADA SER HUMANO E A DERRADEIRA VITÓRIA DO PODER DO ESPÍRITO. ESTA LUTA DO HOMEM É REPRESENTADA NO TERCEIRO MISTÉRIO , QUANDO O ASPIRANTE EXPERIÊNCIA O MUNDO DOS DESEJOS. É ALI QUE ELE COMEÇA A ENTENDER A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O PLANETA EM QUE VIVE. ELE APRENDE O PERIGO DE SUA DESREGRADA NATUREZA DE DESEJOS COM A QUAL ELE INFLUENCIA E UTILIZA CERTAS FORÇAS SINISTRAS INTERNAS CORRESPONDENTES ÀS CAMADAS DA TERRA. BEETHOVEN DESCREVE QUE APENAS AQUELE QUE ATINGIU O COMPLETO DOMÍNIO DE SI PRÓPRIO , PODE ENTRAR E INVESTIGAR O MUNDO DOS DESEJOS DA TERRA.
( EXTRATO VAPOROSO / MUNDO DE DESEJOS )
QUARTA SINFONIA
A ADIÇÃO DA FORÇA À COMBINAÇÃO DO VALOR VIBRATÓRIO DO PODER DO AMOR , TRAZ O RESULTADO DE UMA EMANAÇÃO FEMININA CHAMADA BELEZA QUE É A NOTA- CHAVE DA QUARTA SINFONIA DE BEETHOVEN. ONDE QUER QUE HAJA AMOR ESPIRITUAL EXISTE TAMBÉM HARMONIA. A QUARTA SINFONIA É DESCRITA MUITO BEM COMO "A SINFONIA DA FELICIDADE " E SEUS QUATRO MOVIMENTOS SÃO IDENTIFICADOS COMO "AS QUALIDADES DE SERENIDADE , FELICIDADE , BELEZA E PAZ ". COMO O TERCEIRO MISTÉRIO ESTA RELACIONADO COM AS CONSEQUÊNCIAS DA NATUREZA DO DESEJO , O QUARTO MISTÉRIO RELACIONA-SE À ESPIRITUALIZAÇÃO DA MENTE. NO REINO DO PENSAMENTO CONCRETO - LOCALIZADO NA QUARTA CAMADA DA TERRA - O CANDIDATO À APRENDIZAGEM DESTES MISTÉRIOS APRENDE A USAR O PODER DO PENSAMENTO CONSTRUTIVO/CRIATIVO E A REALIZAÇÃO DE QUE POR ESTE MEIO , ELE CONSTROI SUA PRÓPRIA VIDA.
( EXTRATO AQUOSO / REGIÃO DO PENSAMENTO CONCRETO )
QUINTA SINFONIA
" BEETHOVEN ENFRENTA AS ONDAS DO MAR E PERMANECE NO LEITO DO OCEANO QUE PÁRA AS NUVENS NO SEU CURSO , DISPERSA AS NÉVOAS E REVELA O PURO AZUL DO CÉU E A FACE ESCALDANTE DO SOL " . SÃO PALAVRAS DE RICHARD WAGNER ( 1813-1883 ) AO DESCREVER A GIGANTESCA ENERGIA DO PRIMEIRO MOVIMENTO DA QUINTA SINFONIA.
CADA UMA DAS QUATRO PARTES DESTA SINFONIA, REPRESENTA UM DOS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA ; FOGO , AR , ÁGUA E TERRA. ESTA SINFONIA CANTA A CANÇÃO DESTES ELEMENTOS COM INTENSIDADE E PODER. COM A NOTA-CHAVE DE LIBERDADE , A QUINTA SINFONIA É MELHOR CONHECIDA COMO " SINFONIA DA VITÓRIA " E TEM A INTERPRETAÇÃO ESPIRITUAL DA CONQUISTA DO EU INFERIOR. DURANTE ESTE QUINTO MISTÉRIO , É ENSINADO AO ASPIRANTE LER NA MEMÓRIA DA NATUREZA OS REGISTROS DAS VIDAS PASSADAS E O TRABALHO DOS ÁTOMOS SEMENTES , NO MUNDO DO PENSAMENTO ABSTRATO .
( EXTRATO GERMINAL / REGIÃO DO PENSAMENTO ABSTRATO )
SEXTA SINFONIA
UM HINO SUBLIME À NATUREZA , É A DESCRIÇÃO DA EXPRESSÃO MUSICAL DESTA SINFONIA. COM A NOTA- CHAVE DA UNIFICAÇÃO , O SÍMBOLO DA SINFONIA É CORRELACIONADO COM A DIVINA HIERARQUIA ZODIACAL DE VIRGO . ESTE SIGNO FEMININO PERTENCE À TRIPLICIDADE TERRESTRE E LIGADO À MÃE NATUREZA , EXPRESSANDO " O SERVIÇO POR MEIO DA TONALIDADE DA BELEZA ". O MOTIVO MUSICAL É TAMBÉM CARACTERIZADO POR ESSES ATRIBUTOS. A NOTA-CHAVE DA UNIFICAÇÃO É FIRMEMENTE LIGADA AO NÚMERO SEIS , QUE EXPRESSA LUZ , AMOR E BELEZA. NO SEXTO MISTÉRIO O ASPIRANTE PENETRA NO MUNDO DA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA , ONDE TODO SENSO DE SEPARATIVIDADE JÁ FOI TRANSCENDIDO E A VERDADEIRA UNIVERSALIDADE DE TODA A VIDA REALIZA-SE.
A SEXTA SINFONIA DE BEETHOVEN , TAMBÉM É CONHECIDA COMO "SINFONIA PASTORAL ".
( EXTRATO ÍGNEO / MUNDO DO ESPÍRITO DE VIDA )
SÉTIMA SINFONIA
EXALTAÇÃO É A NOTA-CHAVE DESTA BELISSÍMA SÉTIMA SINFONIA , COM O NÚMERO SETE REPRESENTANDO O FECHAMENTO DE UM CICLO , EM TERMOS DE DURAÇÃO DE TEMPO.
O TRÍPLICE ESPÍRITO ELEVA-SE TRIUNFANTEMENTE SOBRE OS QUATRO ELEMENTOS DA MATÉRIA. FRANZ LISZT ( 1811-1886 ) VIU NA SÉTIMA SINFONIA UMA "APOTEOSE À DANÇA ". NO SÉTIMO MISTÉRIO , O ASPIRANTE TORNA-SE CIENTE DO SÉTIMO EXTRATO DA TERRA , CONHECIDO COMO EXTRATO REFLETOR , E QUE ESTA INTIMAMENTE LIGADO AO MUNDO DO ESPÍRITO DIVINO. É NESTE REINO QUE A TERRA REAGE ACURADAMENTE AOS PENSAMENTOS E DESEJOS DO HOMEM. PODEM SER IGUALMENTE CONSTRUTIVOS E DESTRUTIVOS E RELACIONADOS COM À LEI DE CAUSA E EFEITO. POR ISTO É IMPORTANTE SABER QUE O HOMEM É UM SER DE CONSTITUIÇÃO SÉTUPLA ; O TRÍPLICE ESPÍRITO É LIGADO AO TRÍPLICE CORPO PELA MENTE. O PRINCIPAL PROPÓSITO DA PEREGRINAÇÃO DO HOMEM PELA TERRA , É CAPACITAR O TRÍPLICE ESPÍRITO A TRABALHAR SOBRE O TRÍPLICE CORPO A FIM DE REFINÁ-LO , ESPIRITUALIZANDO OS CORPOS INFERIORES E TRANSMUTÁ-LOS PARA QUE A ALMA POSSA USÁ-LOS AMOROSA E DESINTERESSADAMENTE.
( EXTRATO REFLETOR / MUNDO DO ESPÍRITO DIVINO )
OITAVA SINFONIA
CHAMADA DE " ÉPICO DO HUMOR " , E DESCRITA POR ALGUNS COMO " A SINFONIA QUE CARREGA A IMPRESSÃO DA DIVINDADE " , ESTA SINFONIA TEM A NOTA-CHAVE DA HARMONIA. É UMA SINFONIA QUE EXPRIME ALEGRIA COM FANTÁSTICO HUMOR . UM LUMINOSO E DIVERTIDO ESPÍRITO DE FELICIDADE ESPALHA-SE POR ELA. O TRABALHO EXALTADO DO OITAVO MISTÉRIO , É EXEMPLIFICADO NA SUA MELODIA , QUE É DELICADA , BELA E PREENCHIDA DE CERTA VIBRAÇÃO MÍSTICA QUE PARECE CANTAR A HABILIDADE DE ACALMAR OS ÍMPETOS DA TEMPESTADE QUE REMOVE MONTANHAS DE SEUS LUGARES. ESSES MISTÉRIOS ESTÃO NA ESFERA CELESTIAL RELACIONADO OCULTAMENTE AO MUNDO DOS ESPÍRITOS VIRGINAIS. TEMOS ESTUDADO NA FRATERNIDADE ROSACRUZ , QUE DEUS DIFERENCIA DENTRO DE SI MESMO AS DIVERSAS ONDAS DE VIDA , PARA – EM SUAS JORNADAS EVOLUTIVAS - ALCANSAREM ELEVADOS ESTÁGIOS ESPIRITUAIS.
( EXTRATO ATÔMICO / MUNDO DOS ESPÍRITOS VIRGINAIS )
NONA SINFONIA
ESTA É A SINFONIA QUE REPRESENTA O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE MENTE E CORAÇÃO , CONHECIDA COMO CASAMENTO MÍSTICO , E NESTE SUBLIME RITUAL BEETHOVEN DESCREVE UMA CONSUMAÇÃO ( CONSUMATUN EST ) ; O DESPERTAR DO CRISTO INTERNO NO ASPIRANTE , QUE AGORA PASSA A SER UM ADEPTO.
ESTA É A ÚNICA DAS SINFONIAS DE BEETHOVEN QUE POSSUI CORAL , VOZES HUMANAS !
( EXPRESSÃO MATERIAL DO ESPÍRITO TERRESTRE / MUNDO DE DEUS )
PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] Versão online |
1921 (ed.) |
Português |
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Português |
Misterios de las grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Espanhol |
Vários anos |
Português |
Vários anos |
Português |
Vários anos |
Português |
Classical Archives - Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Biografia de Ludwig van Beethoven - Wikipedia -em português; em inglês.
Fraternidade
Rosacruz de Portugal - Revista ROSACRUZ Nº 372 - Jun de 2004
Fraternidade
Rosacruz de Portugal - Revista ROSACRUZ Nº 347 - Mar de
1998
Fraternidade
Rosacruz de Portugal - Revista ROSACRUZ Nº 377 - Set de 2005
Fraternidade
Rosacruz de Portugal - Revista ROSACRUZ Nº 383 - Mar de 2007
Fraternidade
Rosacruz de Portugal - Revista ROSACRUZ Nº 372 - Jun de 2004
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 , celular: (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos 2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA
|