RAFAEL SANZIO, O CANAL DA LUZ ROSACRUCIANA
por Delmar
Domingos de Carvalho
Rafael Sanzio
( em italiano Raffaelo Sanzio, Urbino, 6 de abril de 1483 - Roma, 6 de abril de 1520)
"O artista Rafael
foi um perfeito exemplo do
tipo pineal
espiritualmente desenvolvido."
(...)
"Em pessoa era tão belo
como um anjo."
Lição mensal
da The
Rosicrucian Fellowship
Rafael Sanzio da Urbino, porque nasceu numa
localidade com
este
nome, em 6 de Abril de 1483.
Como é consabido, na
terminologia rosacruciana e
não só, cada ser
humano tem, em seu interior, o Espírito Interno, parte do
Deus
Universal, pelo
que encerra as Suas potencialidades criadoras, como a capacidade de
amar e a
energia inesgotável divina, a única que existe,
na sua
essência, no Seu
Princípio.
Rafael trazia em si uma grandiosa
capacidade criadora; como
diria
um antigo filósofo Hindu, ele veio montado num carneiro,
Áries.
Sobre a sua vida pouco diremos, mas sim
sobre a sua obra,
multifacetada, cheia de beleza, de harmonia, de luz, de amor, de paz,
de
liberdade, de simbolismo.
Comecemos pela sua obra O
Casamento da Virgem, no ano de
1504, que se encontra na Pinacoteca
de
Brera, em Milão.
O Casamento da Virgem
Na sua obra Iniciação
Antiga
e Moderna, Max
Heindel evidencia dois quadros, um deles,
é
este, com
cenários algo renascentistas.
Cabe a um Rabino a
celebração do acto, algum
Essénio, porque tanto
Maria como José eram membros elevados desta comunidade. Como
nos
diz o arauto
da Escola Rosacruz, Maria era uma alta Iniciada, que ao longo de
várias vidas
preparou todos os Seus Corpos para cumprir a elevadíssima
missão de receber, em
seu sagrado ventre, o mais alto Iniciado da Onda de Vida Humana, Jesus.
Por sua
vez José era outro elevado Iniciado, viúvo, capaz
de
realizar um acto
totalmente puro.
Ao lado da Virgem Maria estão
donzelas, puras amigas;
do lado de S.
José estão jovens dos tempos de Rafael.
Ao fundo este génio pintou um
templo em forma
circular, aquela que
mais representa a Unidade da Vida, a União Perfeita, a
Associação, a
Fraternidade.
Contai o número dos degraus que
dão acesso ao
Templo… Tudo em
Rafael, como em Leonardo ou Miguel Ângelo, tinha uma mensagem
espiritual.
Entre elas, Max Heindel foca o
número dos dedos do
pé esquerdo de
S. José: 6 (seis). Uma alusão ao facto de que S.
José tinha desenvolvido o
sexto sentido, uma elevada intuição que muito o
ajudaria
na protecção de Jesus
e de Maria, seja na fuga para o Egipto, ou na escolha para regressar,
ao
contacto com o meio social.
Estamos perante esse belo quadro da La Belle
Jardinière, que
está no Museu de Louvre, e que
terá sido
concebido em 1506.
Que maravilhoso rosto da Madona,
angélico, puro, com
cabelos de
raios de sol, entrelaçados, olhando atenta e bondosamente
para o
Menino Jesus,
tendo a seu lado, o precursor, João Baptista.
Todo o ambiente está cheio de
bucolismo, flores,
símbolo da pureza,
e nos céus alguma condensação da
irmã
água, mas em tons alvinitentes,
encobrindo, parcialmente, o céu azul, da cor do Pai.
Por tudo isso, eis o título do
quadro, a Bela
Jardineira, que soube semear
belas flores, derramando os seus
perfumes anímicos para toda a criação.
A Escola de Atenas é um fresco de Rafael Sanzio, com cerca de 7,7m na base,
pintado entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano.
Em 1508, Rafael trabalha com outros
mestres, na Stanza
della Segnatura, ou por outras
palavras nos aposentos do Papa Júlio II.
O que vemos em cima representa cenas
ligadas à
cultura ateniense,
nos seus tempos áureos de Platão, com a
mão e dedo
para cima, como que
indicando a sua filosofia idealista, platónica, enquanto, a
seu
lado, surge
Aristóteles, mais ligado ao mundo físico.
Nela surgem além de
Sócrates, Pitágoras
e outros vultos da cultura
grega, base da actual civilização ocidental.
Note-se ainda as duas esculturas
grandiosas, a de Apolo, com
a
Lira, a Harmonia e a Luz e a deusa romana, Minerva, símbolo
da
Sabedoria, no
lado oposto.
Detalhe do fresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.
Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível.
Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.
Pormenor desta pintura mural, em que vemos Sócrates, um dos maiores
sábios da antiguidade,
derramando a
sua profunda sabedoria.
Outro pormenor do quadro, em que
surge Rafael.
Neste trabalho, o tempo e espaço
não surge,
Rafael nele está
presente como um dos que viveu nos tempos áureos da cultura
ateniense.
Eis a Madona da Capela
Sistina, criada para a Igreja de
Santo Sisto, hoje, no Museu da cidade cultural de Dresden, Alemanha.
No Centro a Virgem com o Menino, ladeada
pelo Papa, Santo
Sisto,
que tem seis dedos na mão que aponta, comunicando que ele
possui
também o sexto
sentido e Santa Bárbara, que foi excluída do
Calendário Litúrgico pelo Papa Paulo
Vi, em 9 de Maio de 1969. Contudo é padroeira dos
construtores,
como dos
prisioneiros, e de todos os que trabalham com o fogo, ou seja os filhos
de
Caim, da Luz., ou Rafael não fosse um deles.
Neste selo emitido pelo Tchad, em que surge
a casa natal de
Rafael
em Urbino, em cima; e, em baixo, Rafael com a sua amada a Margarita,
que está
no célebre quadro, a Fornarina,
diminutivo
de fornaio,
ligação a padeiro, por
ser filho de um profissional deste ramo.
Emissão de um Bloco pela Antigua
e Barbuda, com um
selo ligado ao
famoso quadro de Galateia, a famosa e bela ninfa da mitologia grega,
que aqui
surge como se fosse Vénus saindo de uma concha, estando
Rafael
protegendo-a, ou
ela não fosse a deusa da Beleza, da Harmonia, da
inspiração.
O famoso quadro da Galateia.
Busto de Dante na cidade de
Florença, junto a sua
casa, o poeta
rosacruciano que influenciou Rafael e que teve a honra de ser pintado
na sua
obra mural sobre o tema: O
Santíssimo
Sacramento, tendo na
cabeça uma coroa de louros.
Finalmente, temos o seu maravilhoso
trabalho: A
Transfiguração de Cristo
que estava trabalhando
quando de modo
algo misterioso acaba por nascer para os mundos superiores, em 1520.
Esta cena tem por base o evangelho segundo
S. Mateus, 17:
Jesus-Cristo levou Consigo Pedro, Tiago e João, a um alto
monte.
Transfigurou-se, o seu rosto resplandeceu como o Sol, uma
alusão
ao Cristo
Cósmico; suas vestes ficaram brancas como a Luz na sua
origem
primária.
Surgem Moisés e Elias,
conversando com Ele.
Ora Moisés reencarnou em Elias e
este em S.
João Baptista, e aqueles
também receberam a Luz Divina no monte Sinai.
Tempo e espaço não
existem, tudo é um
eterno presente no Mundo de Espírito
de Vida.
A transfiguração foi
de Jesus, segundo Max
Heindel, na obra já
citada, esta
transformação
tem de ser
realizada por cada qual, temos de saber servir com amor e humildade e
exercitar
todas as artes e ofícios de modo a transmutar os vis metais
dos
corpos
inferiores, físico, vital e de desejos, no traje dourado, na
Pedra Filosofal,
na alma-rubi, preparada e purificada pelo fogo.
Também em Rafael
ter-se-á dado profundas
transformações.
Naquele momento em que ele pintava este
quadro, não
estaria vendo
na Memória da Natureza, esse grandioso facto?
Ele que tinha uma personalidade de elevado
canal de Neptuno,
fonte
de inspiração divina, de um Ego que
está ao
serviço da vontade do Pai: Faça-se
a Sua e não a minha. Ele que, segundo se diz, era um ser
formoso, como que
tivesse unido dentro de si a princesa, alma, e o príncipe,
espírito, os dois
pólos, feminino e masculino, quanto não
terá
lutado para vencer as forças de
escorpião, quanto não terá sido
mordido pelo seu
veneno, transmutando-o na
subida pelo canal serpentino da coluna vertebral até ao
desenvolvimento de
potencialidades criadoras invulgares.
A sua obra fala por si, pela sua vida.
Toda ela irradia Luz e Amor, Bondade e Harmonia.
- Delmar Domingos de Carvalho
O autor é Irmão Probacionista da The Rosicrucian Fellowship, Associação Internacional Rosacruz de Cristãos Místicos, fundada por Max Heindel em 1909 na California.
Fraternidade Rosacruz de Portugal
Revista ROSACRUZ - Publicação da Fraternidade Rosacruz de Portugal
Cosmocracia Rosacruciana - Página do Prof. Delmar Domingos de Carvalho
Editorial Minerva - Diretório de Delmar Domingos de Carvalho
SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA
SPIRITUAL SCIENCE AND ART - Occult Knowledge in Raphael’s Paintings . From Rays from the Rose Cross
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