APONTAMENTO SOBRE A REVELAÇÃO
Eduardo Aroso
Poderíamos
chegar a uma compreensão mais profunda do sentido de revelação meditando num
título de um escrito de António Telmo, que, se não nos falha a memória, se
intitula «Só Deus escreve sobre Deus».
Na óptica dos
que advogam a supremacia do ser humano sobre todas as coisas, enfeitada pelas
várias ideologias, compreende-se que, desligado o homem de Deus, afastado para
longe da fonte original, tudo o que seja especular sobre a divindade é um
cortejo de pensamentos desordenados e confusos, mesmo parecendo muito lógicos,
humanísticos e metafísicos. É assim que em certas “linhas de modernidade” as
ideias vitoriosas têm subido às tribunas e cátedras. E em muitos desses
ambientes, ditos da cultura e dos valores, como «água mole em pedra dura» o
autêntico sentimento religioso tem-se, discreta e nefastamente,
intelectualizado. Nada mais ilusório e danoso para o espírito do que pretender
pela ignorância de um lado, dar força ao outro, ou iludir com uma espécie de
máscara atraente que arrebata a assistência dos ávidos proclamadores de
vanguardas. O que há a fazer não é o fortalecimento obscuro e isolado de cada
“hoste”, mas iniciar, à maneira de uma diplomacia superior, um caminho de
entendimento recíproco, no respeito pela individualização potencial de cada
lado.
Se é verdade,
como cremos, que segundo os Irmãos Maiores um dos maiores perigos em que a humanidade (e
bem assim de qualquer zeloso discípulo) pode cair é no ardiloso e subtil laço do
orgulho intelectual, então deveríamos reflectir na indiferença reinante entre
sentimento (do coração como centro de sabedoria) e razão desengonçada, como diz
o povo, que é o mesmo que destroncada. Mas destroncada de quê? Da verdadeira
razão ou raio luminoso, como também têm dito os mais esclarecidos, o sentir
intelectivo fruto da espiritualização do intelecto por um processo alquímico de
perfeito equilíbrio razão/emoção. Só assim se explica que, por exemplo, a nossa
vizinha Teresa de Ávila, apesar de nela haver a supremacia do sentir, dissesse
que a oração, em pensamento, quando levada à perfeição suplantava, nos efeitos,
a invocação pelo verbo. Aqui estamos no domínio duma quase inimaginável
transferência de poder do som sobre a matéria para um mais alto movimento
actuante, sobre matéria e espírito, de um puro pensar de
totalidade.
Sabemos que
Fernando Pessoa preferia dizer: «O que em mim sente está pensando». Não sabemos,
ao certo, a razão por que não teria dito o contrário: «O que em mim pensa está
sentindo». Talvez nos quisesse alertar para o panorama presente, sugerindo que é
mais seguro não “fazer a nossa fé” partindo de alguns paradigmas reinantes
actuais sobre matéria social e humana - ou das ciências sociais e humanas (!),
como agora se diz - dados em cartilha e em conselhos a muitos sinceros devotos e
pensadores que procuram a Verdade. Seria bom que não caíssemos no erro de fazer
com que Deus não possa escrever sobre Deus, isto é, o homem desligado da
autêntica Tradição Espiritual, se, por ela, quisermos chegar ao futuro, com mais
segurança e menos sofrimento. Nela encontramos tanto o sentimento como o
conhecimento; e nas vias tortuosas onde o caminhante há-de ser acometido pela
sede torturante, só resta continuar a procurar pelo método que cada um entender
ser o mais sincero e adequado. A certeza segue à esperança e à continuidade do
andar pelo caminho eleito, mesmo que as nuvens de pó nos possam cegar durante
algum tempo. S. Mateus exorta a cada um na sua busca, quando nos diz «Persisti
em pedir e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e
abrir-se-vos-á (7:7)».
Julho de 2003
CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover
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